Como não pedir empregos ou estágios em publicidade.


Há décadas os jornais e portais de vez em quando publicam dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego, como fazer um currículo atraente e outras coisa do ramo. Na área de publicidade, Eugênio Mohallem criou o Manual do Estagiário com dicas preciosas para estudantes de publicidades conseguirem a tão sonhada primeira vaga na carreira.

Mas porque (quase) ninguém aponta exclusivamente os erros que estudantes e profissionais cometem na hora de se candidatar a um cargo em uma agência? Como quase tudo na área publicitária, isso não é uma receita de bolo que deve ser seguida rigorosamente. São apenas dicas que acredito que podem te ajudar a melhorar o seu desempenho na próxima vez que você bater na porta de uma agência procurando emprego.

Criativo apresentando apenas currículo

É muito raro isso acontecer, mas de vez em quando recebo apenas currículos em papel de um cara procurando vaga como diretor de arte ou redator. Se o ofício será lidar com criatividade, nada mais natural que o Diretor de Criação queira conhecer suas idéias, seu estilo de raciocínio. Quem faz isso geralmente é estudante dizendo que nunca trabalhou na área. Nesse caso, trabalhos feitos na faculdade, peças fantasmas e trabalhos como freela já servem para quem está à procura da primeira oportunidade.

Enviar peças “pesadas” por email

Atualmente espaço em e-mail não é problema para ninguém. Mas, mesmo assim, não é nada agradável receber e-mail cheio de peças anexadas individualmente com vários MBs cada para serem analisados. Se você prefere mandar sua pasta desse jeito, é melhor reunir as peças ou noCarbomade ou colocar todas elas em um arquivo PDF, que facilitará a vida de quem analisar o seu trabalho.

Reply com portfólio

O Twitter pode ser uma ótima ferramenta para conseguir emprego. Vários perfis forma feitos com esta finalidade. Mas tem gente que usa os 140 caracteres para enviar o link do portfólio para todas as agências que conhece.

Lembre-se que nem sempre quem administra o perfil de uma agência publicitária é o responsável pela análise de currículos e portfólios. Acredito que seja mais eficiente você telefonar para o lugar onde você deseja trabalhar, conversar diretamente com o responsável por analisar pastas e marcar uma entrevista. Até porque não fica bem alguém visitar o seu perfil no Twitter e ver um lista de replies com o mesmo texto para vários destinatários, né?

Seja criativo, não ridículo

No senso comum, publicitário é aquele cara que sempre tem uma sacada na manga para criar na hora um cartão de aniversário ou fazer um trocadilho para quando eles precisarem de uma forcinha.

Por isso, tem candidato que acha que deve mostrar que além de saber criar é engraçado e na hora de entrevista faz piadinhas stand up que causam vergonha alheia. A dica é mais óbvia que um anúncio de aniversário do Cliente: seja você mesmo e deixe o seu portifa mostrar a qualidade do seu trabalho.

Criar eventos no Facebook para o currículo

Se as pessoas já estão usando a ferramenta de criar eventos para convidar amigos para sorteios, protestos virtuais e outras coisas, o que impede de alguém ter a “brilhante idéia” de fazer o mesmo com o seu currículo? Se você conhecer um Diretor de Criação ou alguém importante da área, jamais faça isso. É estranho e constrangedor alguém acessar o perfil e ver que “fulano convidou você para o evento Currículo de Fulano”. Fuja desta tentação.

Se você também analisa pastas e currículos para vagas de atendimento, mídia e outros cargos e tem dicas que possam enriquecer o texto, fique à vontade para usar os comentários.

Via Blogcitário

 

Comentários?